Tanta coisa pra fazer, tantos e-mails, tantas preocupações! E agora, como organizar tudo? Pra quem quer começar ou já começou seu próprio negócio, saber como gerenciar o precioso tempo é essencial para garantir bons resultados o quanto antes.
Fazer cronogramas
Já é prática de muita gente, mas vale a pena ressaltar. Apele para os cronogramas diários, para as agendas. Reserve tempo para correio eletrônico, para reuniões, para planejamento dos próximos passos da empresa. Mais do que isso: estabeleça prioridades na hora de determinar o tempo destinado para cada coisa. Quer algo menos tradicional? Que tal garantir que você também vai cumprir metas de uma vida saudável? Dá pra usar o aplicativo gratuito do Portal Minha Vida!
Tenha tempo para coisas (ainda mais) importantes
Para estar disposto a um cronograma, a uma agenda e a tudo o que se refere ao seu novo negócio, você precisa estar em paz também com coisas importantes no campo do pessoal. Tenha tempo para a família e para os amigos, para gente que te faz bem. Pode parecer a coisa mais simples do mundo, mas muita gente acaba por esquecer. Quem sabe até dá pra estimular seu filho a ser um empreendedor?
Respeite seu ritmo
Algumas pessoas demoram duas horas para tomar banho, comer e se sentir bem para começar o dia. Outras, nem sequer uma horinha. Adeque seu cronograma ao ritmo que seu corpo prefere, para evitar problemas de saúde e aquele mau humor de quem não está satisfeito com o que faz. Não deixe de se alimentar, se cuidar, se sentir bem para adequar seu ritmo a outro mais lento ou mais acelerado, sempre que tiver escolha.
Conte com imprevistos
Tenha sempre um plano B. E um C. E, se quiser, planos com as outras 23 letras. Falando sério: deixe alguma margem entre os compromissos, caso haja algum atraso ou, por exemplo, uma das pessoas fale mais do que era previsto numa reunião. Essa “folga” pode garantir atrasos e problemas em outros compromissos! Também é válido confirmar encontros, reuniões, consultas… A YepDoc é uma empresa muito bacana que confirma os agendamentos para os “doutores”, por exemplo. Esse é um bom jeito de garantir que tudo esteja lá, confirmadinho, sem nenhum imprevisto!