Ser líder pode ser uma tarefa difícil. Você se torna responsável por outras pessoas, tenta ser o intermediário na hora de problemas e ainda tem de saber os detalhes dos lucros e do que acontece na empresa em geral. Muita coisa, não? A gente separou dicas para você que gerencia – assim, é impossível não gerenciar melhor!
1)    Tenha um bom relacionamento
Relacionar-se bem é ordem para quem está no mercado de trabalho, seja gerenciando uma equipe e uma empresa, seja estagiando… Tudo envolve um bom relacionamento com as pessoas que trabalham com você. Procure fugir do estereótipo de “chefe-chato”: aprenda a motivar a equipe e conheça os funcionários. Acima de tudo, esteja acessível: em caso de dúvida, você é o líder. Fique à disposição tanto dos clientes quanto dos membros da equipe, que podem se inspirar em você e nas suas atitudes na empresa.
2)      Planejamento é meio caminho andado
Metas de venda, de feedback dos clientes, de tudo! Planeje e deixe que as pessoas estejam envolvidas nesse planejamento, deixe que a equipe saiba mais e, assim, adeque-se mais ao que a sua empresa quer. Faça planilhas, explique o que pretende fazer e esteja aberto a sugestões. Procure aplicativos que facilitem isso usando smartphones e permita também que os funcionários ajudem-no. Sugestões? Críticas? Observações? Elas podem ajudar na hora de montar um relatório sobre o desenvolvimento da empresa e sobre as perspectivas para os próximos meses.
3)      Antes de tudo, você é um profissional
Você faz parte de uma equipe, mas deve garantir que as pessoas o conheçam como profissional. Para isso, faça cursos, procure instituições que ofereçam palestras e eventos gratuitos ou literalmente invista na sua melhora como líder (até mesmo sobre finanças e organização de eventos). Muitas instituições chegam a oferecer cursos de liderança e dos mínimos detalhes para conseguir manter uma equipe que se dá bem e que é segura de si.
Além disso, tenha sempre um cartão de visita, com seu contato, nome e sua função atual, para garantir que se lembrem de você. Estimule os outros membros da equipe a ter isso: afinal, mostra o profissionalismo de todo o grupo! Outra dica: além disso, você pode ter brindes personalizados ou até mesmo uma capinha de iPhone com a sua marca.
4)      Invista no bem estar da sua equipe
Assumindo um cargo de liderança, você pode opinar mais quanto a medidas que ajudem quem está sob o seu comando. Tente conversar com os funcionários e saber se a dinâmica da empresa satisfaz todos, verificar as sugestões e analisar os resultados. Assim você pode sugerir pequenas mudanças ou ajudar os colaboradores da equipe. Uma tendência do mercado para empresas mais flexíveis e que se preocupam com o trabalhador está na chamada ginástica laboral. Conhece? É uma maneira de fazer exercícios no trabalho e garantir que alguns minutos nessas atividades previnam doenças e pequenas lesões – tudo pelo bem estar do funcionário.
5)      Elogie, mas elogie bem
Elogiar bem não significa elogiar muito ou atribuir qualidades que a pessoa não tem. Estando tão próximo aos funcionários e sendo um líder, você deve estimulá-los sempre, de modo a deixar todos mais confortáveis na equipe. Quer ver como uma atitude agradável pode mudar muita coisa? Olha só que bacana esse vídeo da Swiss Compliment Machine!
6)      Formação específica, visão geral
Você pode até ser especializado em uma área. Numa área de vendas, em uma parte específica da empresa, com cursos voltados para um segmento… Mesmo assim, esforce-se para ter uma visão global. Seu departamento vai bem, sua empresa melhor ainda, mas o mercado em si parece não estar tão bom? Sente e analise tudo. Previna-se. E, claro, não vale a pena pensar somente na parte que você lidera, na sua equipe, mas sim no todo.