Você tinha dificuldade na hora de aprender matemática na escola? Achava difícil entender a Revolução Francesa? Um cara muito empreendedor resolveu te ajudar com tudo isso! Formado no MIT, o mesmo instituto em que se formou a Bel Pesce, outra grande empreendedora, Salman Khan é um dos destaques da área de educação via internet por explicar as coisas mais complicadas da maneira mais simples.
Mas, afinal, o que esse cara tem de tão empreendedor?
1)     Descomplique
Muitas vezes a questão é descomplicar e tornar algo acessível. Numa era de comunicação e de informações a mil, entender algo que parecia complicado de um jeito simples e direto atrai milhares, milhões de pessoas interessadas. A grande sacada para um novo negócio pode ser fornecer uma alternativa para algo muito recorrente, tornando isso mais prático, mais eficaz, ou melhor.
A Easytaxi, por exemplo, oferece um jeito mais eficiente: direto do seu smartphone, você pode chamar um táxi e saber, antes disso, detalhes sobre o taxista que vai te atender. Khan consegue, aplicando essa dica, explicar física quântica de maneira simples para alunos de todo o mundo. É de dar inveja, não?
 2)     Seu pequeno negócio pode, SIM, evoluir
Pense em um cara que se formou nas instituições de ensino mais famosas dos EUA. Ok, nas melhores mesmo: MIT e Harvard. Imagine só quando esse cara resolve gravar vídeos pros parentes que têm dificuldade em matemática – assim eles entendem melhor de um jeito simples e bem familiar mesmo. Depois de notar que os vídeos eram ótimos e ver que o pessoal compartilhava, resolveu investir e colocar mais conteúdo. O resultado? A Khan Academy!
Nada te impede de transformar aquele bolo que você faz para a família em datas comemorativas em um novo negócio! É só saber investir e divulgar, assim como fez Salman Khan – que agora é um símbolo do aprendizado online. Atualmente, a cada dia, mais de cem mil pessoas veem os vídeos dele! Procure também divulgar seus serviços com material gráfico, como cartões de visita.
3)     O preço pode ser baixo, mas…
Os vídeos de Khan não têm custo tão alto assim. Na verdade, é surpreendente o que ele faz usando uma câmera, muita determinação e um computador. Não importa se você tem poucos recursos ou poucos equipamentos… Há uma parte do seu novo negócio que está presente no seu esforço para que ele dê certo! Procure fazer o melhor com o material disponível e não deixe que nada te impeça de empreender. ;)