Cerca de ¾ dos brasileiros preferiria ter a própria empresa, em vez de apenas trabalhar para uma, de acordo com o Ibope Inteligência. Ter o próprio empreendimento requer novas responsabilidades e a necessidade de criar oportunidades, colocando em prática a liderança. Mas, afinal, por que os brasileiros não tomam essa decisão e se tornam mais empreendedores? A gente te ajuda a entender e superar isso!
1)    Será que sou bom o suficiente?
A gente já mencionou isso e não tem como não ressaltar, usando uma expressão bem comum: confie no seu taco. Todo mundo elogia aqueles doces que você faz, até a sogra que tanto implicava com você? As fotos que você tira fazem sucesso por aí e garantem um bom retorno – só precisam de mais divulgação e dedicação suas? Olha só!
É claro que você deve avaliar quais opiniões deve considerar. Analise e veja se o colega está sendo sincero. Que tal fazer amostras grátis e verificar se desconhecidos aprovam suas receitas? Há uma série de opções para dar o primeiro passo. Se não quiser arriscar de uma vez, vá com calma: coloque tanto a sua função da outra empresa como algum tempo dedicando-se ao seu próprio negócio. É uma questão de esforço e coragem.
2)    E as barreiras burocráticas?
Aí sim estamos falando de um obstáculo mais palpável e algo concreto. Está perdido em meio ao tanto de impostos e etapas para criar a sua empresa? A dica é planejar.
Saiba exatamente o que quer com a sua empresa, quais são as intenções, os produtos, o que você quer vender ou colocar como serviço. Tenha planos para o futuro, e, principalmente, faça um planejamento tributário além de um plano de negócio. Já é de conhecimento geral que o Brasil tem carga absurda de impostos e a burocracia pode desanimar, mas não se esqueça: grandes empresas como a Natura começaram como startups!
 3)    Mas ainda assim falta grana…
Num geral, o empreendedor em potencial sofre com a falta de investimentos. E agora? Já dizia a sua mãe, a sua avó e outras pessoas sábias que você conheceu: dinheiro não nasce em árvore. E isso lá é motivo para sentar no sofá e desistir de empreender? Claro que não!
Lembre-se de que o Brasil, mesmo com todos os impostos (dá pra ver quanto pagamos pelo Impostômetro e ficar assustado), com a burocracia e tudo mais, ainda é um país “em desenvolvimento” e com boas iniciativas a favor de startups, assim como Israel e Chile. Empresas como a Shell oferecem programas de estímulo a novas iniciativas de jovens, além de empresas estrangeiras que buscam em quem investir, bem como de programas do governo brasileiro, como o Startup Brasil. Ainda acha complicado? Separe parte de economias e tente controlar os gastos. Não dá? Apele para ajuda de amigos e gente bacana que quer ajudar através da Vaquinha online!
Ufa! E agora, não vai mais desistir, não? A SkyPhenix quer a cada dia ajudar mais os empreendedores. Com materiais gráficos, produtos personalizados e conteúdo pra te ajudar nessas horas. Temos capinha de iPhone, cartão de visita, brindes e muito mais pra você!