Criar filhos com noções de empreendedorismo e esforço próprio pode ajudá-lo (e muito!) em seu futuro profissional. Usando uma adaptação livre da frase: “é de pequeno que se empreende”. Quer dicas para ajudar seu pequeno a ter o próprio negócio quando crescer? Dá uma olhada!
1)    Estimule a criatividade dele
Saber estimular a criatividade do seu filho é essencial. Desde pequeno, procure incentivá-lo a desenhar, a criar, a experimentar. Proporcionar novas experiências ao seu filho, como uma nova comida, além de ler para ele faz com que ele tenha acesso a um ambiente mais criativo.
Dê o exemplo: reutilize materiais, experimente e torne isso acessível ao seu pequeno. Você pode, por exemplo, fazer uma horta com material diferente ou aproveitar o tempo livre com seu filho para levá-lo a locais que tenham muita interação com outras crianças ou com o ambiente. Um dos elementos do empreendedorismo é saber criar!
 2)    Valorize o trabalho feito por ele
Sabe aquele desenho todo desajeitado que o seu filho entrega pra você? Elogie e encare isso como algo positivo. Além de estimular a criatividade, você pode fazer com que ele se sinta bem em expressar o que sente e o que vê pelo desenho. Tudo isso dá margem para que ele não se intimide com o desafio de criar e empreender!
 3)    Ajude-o
Fazer com que seu filho seja um empreendedor, um profissional mais independente, exige que você também participe disso e ajude-o sempre que possível. Ele não sabe qual peça usar para montar um brinquedo? Ensine-o. Ele quer saber qual a cor mais legal pra pintar uma flor num desenho? Dê sua opinião, ajude, dialogue. Não faça o trabalho por ele, é claro, mas deixe que seu filho saiba que você está sempre lá.
 4)    Permita que ele tome decisões
Não necessariamente aquela decisão de comprar o presente mais caro, mas a decisão do dia-a-dia. Ensine o porquê dessa ou daquela escolha, faça com que ele analise, a partir de certa idade, o que as escolhas implicam para você e para ele. Assim ele terá confiança em si mesmo e melhorará sua capacidade de empreender sem tanto receio!