O empreendedorismo faz girar o mundo, não? É essa vontade de inovar que faz com que tenhamos cada vez mais iniciativas legais e empresas novas, com novos conceitos no mercado. Você conhece como funciona o sistema de incentivo às startups por aí? Olha só os dois grandes exemplos que nós separamos!
            Chile
O governo chileno dá um apoio incrível! O país investe pesado para atrair novas empresas que mostrem boas iniciativas e tentam um algo a mais para sustentabilidade através do Start-Up Chile. O tipo de empresa que está na onda sustentável encontra o lugar ideal no Chile.
“Em vez de mudar o mundo pela revolução, podemos mudá-lo pela inovação” é o que idealiza Juan Andrés Fontaine, o ministro da economia que apoiou o projeto. Até 2014, eles pretendem estimular mais de mil empresas a irem para o Chile inovar em suas respectivas áreas. Como? Após selecionar as melhores empresas, eles disponibilizam o capital inicial para o projeto e permitem que a empresa fique no país por um prazo prorrogável de um ano. Nesse meio tempo, elas são estimuladas a realizar workshops e eventos, dando mais oportunidades a trabalhadores do Chile. Muito bacana, não? Tudo com preocupação social e com o meio ambiente!
            Israel
Esse país também é uma inspiração para o Brasil, assim como o Chile. Para ter uma ideia do quanto o governo israelense apoia essas novas empresas, dá uma olhada no mapa de startups de Israel. Incrível, né? Parece haver uma em cada esquina.
O foco deles é a área de tecnologia e há também constante preocupação com meio ambiente. Na Nasdaq (bolsa de valores para empresas de tecnologia), o país só ficou atrás dos EUA e da China. O governo oferece uma ajuda inicial com determinada quantia em dinheiro após analisar a proposta da startup e seu crescimento, além de diminuir impostos para essas empresas e as barreiras na hora de abrir novos negócios na região. Muitos estrangeiros vão para Israel em busca de chances para seus empreendimentos e encontram um ambiente bem bacana. Você pode se inspirar nas que mais se destacaram por aqui.