Pense em uma marca. Pensou? Provavelmente, na sua mente o que apareceu foi o logotipo dela. Afinal, o que é um logotipo? E por que ele é realmente importante para a sua microempresa?
Para começar, é importante saber que logo e logotipo são os termos que se referem a símbolos criados para representar a sua empresa, seja qual for o ramo em que ela atue. Por um erro muito comum, algumas pessoas chamam de “logomarca”, uma tremenda redundância: tanto o termo grego “logos” quanto o germânico “marka” significam “significado” – então não dá pra ter um significado do significado, né?
A importância do logotipo está na função do símbolo. O que você coloca como logo é uma tradução da “personalidade” da empresa. Quais valores você quer transmitir? O que define sua empresa? O logo facilita a transmissão dessa mensagem. Você passa na rua e vê rapidamente, por exemplo, o símbolo da Nike. Fácil de memorizar e dá um toque a mais de profissionalismo. Mas como fazer? A gente te ajuda!
1)    Saiba o que representa a sua empresa
Agilidade? Exclusividade? Cuidado com o cliente? Preço baixo? O mesmo esquema de brainstorming que a gente sugeriu para criar o nome da marca vale para a elaboração do logotipo. Pense nos conceitos e tente linká-los. Relacione mais de um e ache o que é comum a ambos.
2)    Relacione conceito e figura
Você fez a listinha de palavras, reduziu as opções, chegou ao conceito principal… E agora? Agora, você pode pensar em coisas que representem isso. O que seria um símbolo de agilidade? E um símbolo de cuidado? Vamos analisar exemplos:
- Fórmula 1

Você já assistiu a algum prêmio ou já ouviu falar, não? Até mesmo o logo da Fórmula 1, a modalidade mais famosa de automobilismo é rápido! Simples, direto e com o número “1” alterado para mostrar rapidez, como se o carro tivesse acabado de passar. As cores são simples e você consegue identificá-lo sem problemas.
- Amazon

Amazon é uma empresa de comércio eletrônico. Ou seja, ela permite que pessoas de todo o mundo comprem diversos produtos, muitas vezes com um preço bem bacana e com um custo a mais de frete. É uma das mais famosas no exterior. A setinha no logo pode parecer um sorriso, mas indica outro conceito da marca: entrega ágil e direta. Note que a seta vai “de A a Z” para mostrar a variedade de produtos oferecidos, além de ter uma cor bem chamativa.
3)      Escolha as cores e a tipografia
Os elementos que fazem parte do seu logotipo fazem toda a diferença! Você tem inúmeras opções de fonte (também chamadas de  tipografia) e de cores para elaborar essa representação da sua marca.
Determinadas fontes, o estilo de letra que você usa, passam imagem mais descontraída, outras já demonstram uma postura mais rígida. Tudo depende da imagem que você quer passar. Para entender melhor qual fonte usar, leia nosso post. Lembre-se de que tudo deve ser fácil de identificar, de ler, de entender. Veja também o tamanho da letra usada, para que o cliente não tenha problemas em memorizar a sua marca.
Assim como a tipografia usada, as cores que você escolhe significam muito na hora em que seu cliente vê o logotipo. Diversas sensações podem ser passadas com as diferentes cores e a combinação delas também pode mudar o significado. Caso você for usar o logotipo em meio virtual, procure saber se a cor vai variar muito de acordo com o monitor em que será exibida, por exemplo. Para saber mais sobre quais cores usar no seu logo, a gente também tem dicas ótimas.